RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2024 - Horário 9:04
nbe
ECO/ PRNewswire - PM Modi pede democratização da fabricação e tecnologia solar no Festival Solar Internacional 2024

NOVA DELI, 10 de setembro de 2024 /PRNewswire/ -- O primeiro-ministro Narendra Modi discursou virtualmente no primeiro Festival Solar Internacional 2024, organizado pela Aliança Solar Internacional (ISA) de 5 a 6 de setembro. Com 119 países membros e signatários, a ISA trabalha para promover a adoção global de energia solar, particularmente com foco nos países em desenvolvimento.

"O mundo deve abordar coletivamente o desequilíbrio nos investimentos em energias renováveis. A fabricação e a tecnologia solar devem ser democratizadas para ajudar os países em desenvolvimento. Como co-fundadora da ISA, a Índia está empenhada em trabalhar com o mundo para um futuro verde e inclusivo. A ISA, por meio de políticas e ações globais, está levando o mundo a um futuro movido pelo sol ", disse o honrado primeiro-ministro.

No seu discurso na inauguração, Shri Pralhad Joshi, Excelentíssimo Ministro das Energias Novas e Renováveis e Presidente da Assembleia da ISA, disse: "A Índia está empenhada em apoiar o mundo, particularmente o Sul Global, no avanço de um futuro inclusivo e sustentável, aproveitando o seu sucesso em iniciativas de energia limpa. O festival reflete o compromisso da Índia com um futuro sustentável, inspirando ações coletivas em direção a uma transição energética, lideradas pelo governo, jovens, comunidades e setor privado."

O Dr. Ajay Mathur, Diretor Geral da ISA, elogiou os esforços da ISA em acelerar o crescimento da energia solar globalmente, afirmando: "Nossa missão é tornar a energia solar a base para um planeta próspero e sustentável. O robusto crescimento ano a ano da Solar está impulsionando a elevação econômica e a transformação global. No entanto, os investimentos permanecem concentrados em alguns países, e expandir o acesso à energia solar globalmente é fundamental."

À margem do festival, a ISA anunciou que entrou em discussões exclusivas com a Africa50, para que sirva como um potencial gestor de investimentos para a Facilidade Solar Africana (ASF) proposta pela ISA. A ASF é uma iniciativa de 200 milhões de dólares concebida para desbloquear o investimento em projetos solares distribuídos em toda a África. Ao oferecer soluções de financiamento personalizadas e econômicas, a instalação visa preencher a lacuna em um mercado atualmente carente, onde os tamanhos menores dos projetos e os altos riscos percebidos impediram o investimento em energia solar.

O primeiro-ministro doButão, Tshering Tobgay, elogiou a ISA por ajudar no desenvolvimento de energia solar em áreas rurais por meio de apoio regulatório e capacitação. O primeiro-ministro dasMaurícias, Pravind Jugnauth, destacou o papel da ISA na obtenção de 30% de energia solar até 2030, vital para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento vulneráveis ao clima, como as Maurícias.

A inauguração também foi dirigida pelos Vice-Presidentes e Vice-Presidentes da ISA da região da América Latina e Caribe e da região da Ásia e Pacífico; e S.E. Damien SYED, Chefe de Missão Adjunto da Embaixada da França em Nova Deli, representando a copresidência francesa da ISA.

O Festival Solar Internacional 2024 estabelece um marco fundamental na jornada global em direção a um futuro inclusivo e movido a energia solar. Reunindo chefes de Estado, diplomatas, líderes empresariais e comunitários, jovens e especialistas, o festival catalisou uma colaboração mais forte e mecanismos financeiros inovadores para garantir que a energia solar chegue a regiões carentes.

Foto: [https://mma.prnewswire.com/media/2499776/ISA_Solar_Festival.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2499776/ISA_Solar_Festival.jpg]

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/pm-modi-pede-democratizacao-da-fabricacao-e-tecnologia-solar-no-festival-solar-internacional-2024-302242416.html

FONTE International Solar Alliance


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.